Manejo sustentável de resíduos para descarbonização industrial!
Inúmeras atividades comerciais geram resíduos que são considerados passivos ambientais. Quando se trata de atividade pecuarista, podemos destacar a suinocultura como grande geradora de resíduos oriundos dos dejetos suínos, os quais apresentam grande capacidade de emissão de gases causadores do efeito estufa tais como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). A região de Braço do Norte concentra mais de 350 mil animais em ciclo dia gerando dejetos suínos e gerando grandes agravantes ambientais.
A South American Energy – SAE tem por objetivo a centralização de dejetos suínos para o processamento sustentável deste passivo para geração de produtos comerciais. Neste caso, os dejetos serão processados por fermentação anaeróbica para produção de biogás, o que será purificado e polido para geração do Biometano. Ao fazer isso, a ação da SAE evita a emissão de enormes quantidades de toneladas equivalentes de dióxido de carbono (tCO2eq).
Adicionalmente, o material resultante da biodigestão passará por processo de separação de sólidos para destino desta fração para produção de biofertilizantes.
Em se tratando de processamento de outros resíduos, está no DNA da SAE o processamento termoquímico de biomassa vegetal além de carcaças de animais por pirólise, para produção de biochar, ação que também evita a degradação desta biomassa ao ar livre e possível emissão de gases causadores do efeuto estufa, gerando também grandes quantidades de tCO2eq.
Em termos gerais, a SAE busca resolver o problema de acúmulo de dejetos e passivos ambientais pelo uso industrial sustentável para geração de produtos de mercado, tais como biometano, biofertilizantes, biochar, bioinsumos e créditos de carbono.